quinta-feira, 7 de abril de 2016

             
                                     Índios do Brasil

     Os índios brasileiros são um povo que há milhares de anos já habitavam o Brasil. Cheios de crenças, mitos, um passado e presente cercado de perseguições, sobreviveram e agora compõem uma população diferente daquele que Cabral havia avistado em 1500.
     Um povo de muitos nomes, falantes de 180 línguas, tem uma origem imprecisa. Alguns falam que são originários do próprio continente, outros já dizem que vieram da Ásia ou da Oceania, enfim são várias as hipóteses que cercam a história dos povos da América do Sul.

                     Resultado de imagem para cristovao colombo chegando no brasil  
                                           Origem

     O nome “índio” surgiu da primeira impressão que Cristóvão Colombo teve ao chegar às “Índias” (ele havia se convencido de que tinha chegado à Índia). Mesmo sabendo que não estavam na Ásia, mas num continente desconhecido, eles continuaram chamando os povos nativos de índios por simplesmente ser mais fácil e por que o objetivo deles era dominar a cultura, a economia, a religião e a política.
     Possuindo modos de cultura que vão entre semelhanças e diferenças, o índio brasileiro possui rituais, mitos, religião, práticas esportivas, criatividade, casamento. Além disso, expressam sua arte, educação e línguas, tipos de alimentação variados, uma medicina rica usada na cura de várias doenças e outros males e a sua forma de expressar seus sentimentos e emoções

     No Brasil são faladas 274 línguas indígenas, segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010. Mas nem todos os indígenas falam o seu idioma materno. Apenas pouco mais de 37% deles, com mais de cinco anos de idade. As línguas são o elemento e o veículo mais importante para a conservação das culturas indígenas. Elas refletem a experiência acumulada dos povos e correspondem às necessidades ambientais, sociais, espirituais dessas nações. E os indígenas brasileiros estão perdendo isso. As línguas que ainda são ativas hoje representam cerca de 20% do que havia quando os portugueses aqui chegaram. Vamos saber um pouco mais na reportagem de Eliane Benício.”


Índios do Brasil: diversas línguas e dialetos

Línguas Indígenas

Os índios do Brasil falam diversas línguas. Estas estão reunidas em troncos linguísticos.

 Os principais troncos das línguas indígenas são: 

                    Tupi ou Macro-Tupi

     Os principais povos indígenas que falam (ou falavam) línguas deste tronco são: caetés, tabajaras, tupinaés, potiguaras, tupinambas, tamoios e tupiniquins.

                     Macro-Jê

     Os principais povos indígenas que falam (ou falavam) línguas deste tronco são: bororos, crenaques, carajás, xavantes, craós apinajés, e cricatis.

                  Aruak

     Os principais povos indígenas que falam (ou falavam) línguas deste tronco são: barés, mandauacas, parecis e terenas.
 
         Línguas não classificadas

     Existem alguns povos que falam línguas que não foram classificadas dentro dos troncos linguísticos indígenas. Geralmente, são povos indígenas que vivem isolados. Isso acontece com a língua falada pelos seguintes povos indígenas brasileiros: Túkunas, Trumais e Irântxe.
     Além destas línguas, existem também vários povos que falam dialetos originários de determinadas línguas.

         Línguas extintas

     Por viverem em contato com os brancos, muitas tribos indígenas foram deixando de lado sua língua e passaram a falar o português. Embora extintas, muitas dessas línguas deixaram marcas (palavras, expressões) que foram passando de geração para geração.  Infelizmente, em alguns casos, a língua se perdeu totalmente, não deixando nenhum rastro para o estudo e classificação dos linguistas.

Principais troncos linguísticos (número de falantes com mais de 5 anos de idade):

-    Tikúna (34,1Kaiowá (25,5 mil falantes); Kaingáng (22 mil falantes); Xavante (12,3 mil falantes).

     A extinção das línguas indígena é uma das grandes preocupações no que diz respeito à preservação dessa cultura. Os índices são mais alarmantes se considerarmos o número de falantes, pois metade das poucas línguas sobreviventes conta com menos de 500 representantes.
     Dentro das próprias comunidades indígenas é possível notar alguns fatores que colaboram com a extinção da cultura. São minoria os conhecedores da língua materna.


Colégio Estadual Norberto Fernandes
Disciplina: Inglês               Professora: Maria Nilva
Série: 3° Ano                    Turma: C         Turno: Matutino
Componentes: Débora Hellen
                       Karla Santos
                       Leticia Santos
                       Nayla Caroline
                       Raquel Pereira
                       Tainah Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário