quinta-feira, 7 de abril de 2016

Canadá

                         Canadá

 
 Indígenas Canadenses

Assim como em toda a América, no Canadá os povos indígenas foram os primeiros a povoar o território. Sua história é muito anterior à chegada dos europeus. Não a como precisar o tamanho da população que habitava a região quando os primeiros europeus lá se estabeleceram no século XVI. Alguns pesquisadores estimam que haviam entre 350 e 500 mil pessoas. Para outros, este número pode chegar até dois milhões de indivíduos. 

Durante o processo de colonização, a população indígena sofreu uma queda significativa. Muitas culturas foram extremamente ameaçadas, levando até mesmo a extinção de algumas delas. Desta forma, parte da riqueza social e cultural dos povos aborígenes se perdeu. Por outro lado, as estruturas sociais nativas que permaneceram desempenham um papel importante no desenvolvimento da sociedade canadense atual.

Etnias


No Canadá, o termo “aborígene” refere-se às Primeiras Nações, aos Métis e aos Inuits.

     “Primeiras Nações” é o termo usado para se referir aos povos indígenas do Canadá que não são Métis ou Inuit. As primeiras Nações consistem em 634 grupos étnicos, que usam mais de 50 línguas diferentes. Como o próprio nome sugere, este grupo de etnias representa os primeiros habitantes do Canadá e também foram os primeiros a terem contato permanente com os europeus.
 
     As comunidades variam de tamanho, podendo serem urbanas ou rurais e estão espalhadas por todo o território canadense, embora apenas dois grupos, Gwich’in e Sahtu, estão presentes ao norte do Círculo Polar Ártico. Em 2011, havia no país mais de 1,3 milhões de pessoas que relatavam ter ascendência das Primeiras Nações. 

Indígenas no Canadá hoje

     Na segunda metade do século XX a população indígena apresentou significativo crescimento, maior do que o crescimento da população em geral. Entre 1996 e 2006, a população aborígene cresceu 45% e a não aborígene 8%. Já entre 2006 e 2011, os números foram de 20,1% e 5,2%, respectivamente.
     Em 2010 as populações indígenas consistiam em 615 comunidades. Destas, oito são assentamentos Métis e 53 comunidades inuits. Ao todo, são faladas mais de 60 línguas aborígenes. No senso de 2011, mais de 1,8 milhão de canadenses relataram terem ao menos um ancestral aborígene. Mais de 1,4 milhão (mais de quatro por cento da população total do Canadá) é reconhecida como pertencente a povos indígenas.





Colégio Estadual Norberto Fernandes
Disciplina: Inglês                                         Professora: Maria Nilva 
Série:  3º Ano                                Turma: C                           Turno: Matutino
Componentes: Bianca Caroline
                           Bruna Souza
                           Camila Santos
                           Carlos Vinícius
                           Júlia Ricatti
                           Sabrina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário